Prevenção contra pulgas e carrapatos no Caninos Park Hotel

 

Manter um hotel para cães livre de pulgas e carrapatos é um grande desafio. A grande área gramada e os diferentes cães entrando e saindo diariamente são fatores que favorecem consideravelmente o surgimento e a proliferação destes parasitas. Uma única pulga põe entre 20 a 50 ovos por dia e pode permanecer sem se alimentar em forma de pupa por vários meses. Os carrapatos são ainda piores, capazes de percorrer quilômetros sem se alimentar, escalar muros e até mesmo infestar aves que eventualmente podem transportá-los para janelas e sacadas de apartamentos. Uma única fêmea põe até 4000 ovos de uma só vez. Além de causar grande desconforto aos animais, as pulgas e carrapatos também transmitem doenças aos cães e aos seres humanos. Dentre estas doenças estão a Febre Maculosa (pode ser fatal a humanos), a Babesiose, a Erliquiose, a Doença de Lyme, a DAP, verminoses, entre outras.

Cães de apartamento, que raramente saem na rua ou tem contato com outros cães também estão sujeitos às pulgas e carrapatos. Podem contraí-los na rua ao passear (as praças de Florianópolis costumam ter pulgas e carrapatos), no banho e tosa, nas áreas comuns de seu prédio ou até mesmo dentro do próprio apartamento (parasitas trazidos por aves que pousam na janela ou sacada). Por isso recomendamos a prevenção através da aplicação mensal de um produto anti-pulgas e carrapatos como o Frontline Plus ou Advantage Max3.

O Caninos Park Hotel é um hotel livre de pulgas e carrapatos, devido aos nossos rigorosos padrões de controle antiparasitário, que incluem:

  • Obrigatoriedade de aplicação de anti-pulgas em todos os cães que entram no hotel. Recomendamos os anti-pulgas Frontline Plus ou Advantage Max3, porém também aceitamos o Prac-tic ou Bravecto.

  • Exame no check-in: Ao chegar no hotel, todos os cães são examinados. Caso sejam encontrados pulgas ou carrapatos, o cão recebe uma uma dose de Frontline Plus ou Advantage Max3, um comprimido de CapStar e permanece em quarentena em uma confortável suíte durante 24 horas. Após a realização de um novo exame e a constatação de que o cão está totalmente livre de parasitas, poderá usufruir das áreas externas e da companhia dos outros hóspedes;

  • Dedetização mensal de toda a estrutura do hotel (incluindo o gramado, muros, estacionamento, etc). Os carrapaticidas utilizados são rotacionados para evitar o surgimento de resistência;

Estas são medidas preventivas importantes, que tem como objetivo garantir o bem estar de nossos hóspedes e manter o hotel livre de pulgas e carrapatos.

Dúvidas comuns sobre os procedimentos preventivos do Caninos Park Hotel:

Por que recomendamos a utilização de Frontline Plus e Advantage Max3:

Nas infestações por pulgas, as adultas – aquelas que conseguimos ver – representam apenas 5% do total de pulgas. Os outros 50% são ovos, 35% são larvas e 10% pupas. Muitos dos produtos anti-pulgas eliminam apenas as pulgas adultas, enquanto o Frontline Plus e o Advantage Max3 são eficazes também contra os ovos e larvas. Ambos os produtos também são altamente eficazes na prevenção e erradicação dos carrapatos, especialmente o Advantage Max3 que contem Permetrina (um poderoso carrapaticida) em sua fórmula. Ainda mais importantes que estas informações que adquirimos através de pesquisa, são os resultados práticos que observamos no dia a dia do hotel. Após testar diversos produtos durante 1 ano, os melhores resultados foram obtidos com os anti-pulgas Frontline PLUS e Advantage Max3.

Por que só aceitamos os anti-pulgas Frontline Plus, Bravecto, Prac-tic e Advantage Max3?

Acreditamos que estes são os anti-pulgas mais eficazes do mercado, além de serem fabricados por laboratórios que consideramos ter boa reputação. Recomendamos em especial o Frontline Plus e o Advantage Max3, pois estes produtos obtiveram o melhor resultado em nossos testes, porém também aceitamos os anti-pulgas Bravecto e Prac-tic. Outros produtos anti-pulgas não serão aceitos.

Por que não aceitamos o anti-pulgas Revolution?

O Revolution oferece boa proteção contra pulgas e outros parasitas, porém sua proteção contra carrapatos é inferior aos outros anti-pulgas citados acima. A própria bula diz que o Revolution é “auxiliar no controle de carrapatos” e que os carrapatos podem levar até 5 dias para morrer. 

Caso o cão já tenha recebido uma dose de anti-pulgas nos últimos 30 dias, é necessário receber uma dose adicional na entrada do hotel?

Sim, será necessária uma nova aplicação. O único caso onde o cão fica isento de receber o anti-pulgas na entrada do hotel é se ele já recebeu uma dose no Caninos Park Hotel nos últimos 30 dias (mantemos o registro das aplicações). Não há outras exceções. Lembre-se, o objetivo é manter seu cão protegido e nossa estrutura livre de parasitas, preservando assim o bem-estar e a saúde de nossos queridos hóspedes.

Caso o cão já tenha recebido uma dose de Frontline Plus, Pract-tic ou Max3 nos últimos dias, receber uma nova dose não irá prejudicar sua saúde?

Não há problema em receber 2 aplicações consecutivas.

De acordo com a bula do Frontline Plus, “A segurança do FRONTLINE® PLUS CÃES foi demonstrada em filhotes de cães a partir de oito semanas de idade mesmo quando administrado em intervalos de 28 dias durante 6 aplicações consecutivas em doses até 5 vezes mais altas que a dose máxima recomendada.”

Conforme a bula do Prac-tic, “A margem de segurança do produto é alta. Manifestações relacionadas ao sistema nervoso central dos cães foram observadas com a aplicação de 24,8 vezes a dose terapêutica [...]”

O site do fabricante do Advantage Max3, afirma que “Cães adultos e filhotes de mais de sete semanas de idade e mais jovens foram tratados semanalmente, durante quatro semanas, com aplicações tópicas de Advantage em doses cinco vezes a indicada. Mesmo após a aplicação de tais doses excessivas, não foram observados efeitos adversos.”

Por que exigimos que a aplicação seja realizada no Caninus Park Hotel?

Para garantir que o produto será aplicado de forma correta e evitar a subdosagem. Só assim poderemos garantir que nossa estrutura permanecerá livre de parasitas e seu cão estará protegido. A subdosagem compromete a eficácia do produto e pode ocorrer em diversas situações. Por exemplo:

  • Aplicação de uma quantidade de anti-pulgas inferior à indicada, causada por fracionamento ou derramamento acidental de parte do líquido;

  • Não afastar o pelo para aplicar o produto diretamente na pele;

  • Aplicar tudo em um único ponto fazendo com que o líquido escorra;

  • Aplicar abaixo de uma coleira, roupinha ou lenço que possa absorver o produto;

  • Passar as mãos em cima da área da aplicação;

  • Realizar banho logo após a aplicação;

  • Diversos outros fatores.

Como proceder ao encontrar pulgas ou carrapatos no seu cão

Antes da entrada no Caninus Park Hotel, por gentileza, procure por pulgas e carrapatos no seu cão, na caminha e nos edredons ou cobertores que ele utiliza. Caso os encontre, siga as orientações abaixo:

Pulgas:

  • Dê um comprido de CapStar para o cão 24 horas antes da entrada no hotel.  A aplicação prévia não isenta o cão de receber uma dose de anti-pulgas na entrada do hotel.

Carrapatos:

  • Dê um comprido de CapStar para o cão 24 horas antes da entrada no hotel. A aplicação prévia não isenta o cão de receber uma nova dose de anti-pulgas na entrada do hotel.

  • Após 24h examine o cão novamente. A grande maioria dos carrapatos deve ter morrido e caído nos locais de maior permanência do cão. Porém alguns carrapatos podem ter morrido e permanecido grudados no cão. Neste caso, remova-os manualmente seguindo as instruções abaixo:

  • 1 – Aplique álcool 70%, vinagre ou tintura de iodo sobre os carrapatos e aguarde alguns minutos (facilita a remoção);

  • 2 – Segure os carrapatos pela parte posterior, sem apertar com muita força para não estourá-lo;

  • 3 – Puxe delicadamente de baixo para cima, com cuidado para não separar o corpo das peças bucais, evitando que elas permaneçam fixadas no cão causando desconforto e inflamações;

  • 4 – Após a retirada, coloque os carrapatos em um frasco com álcool. Não os aperte nem estoure, pois isso pode liberar ovos no ambiente.

  • Atenção: Evite banhos de amitraz e injeções de ivermectina (Ivomec) sem a orientação de um médico veterinário de sua confiança. Estas substâncias podem causar sérios problemas a saúde dos cães se não utilizadas corretamente. A Ivermectina pode ser fatal para cães que apresentam mutação no gene MDR1 (Collie, Pastor Shetland, Old English Sheepdog, Borzi, Border Collie, Afghand Hound, Australian Shepherd e outras). Consulte o seu veterinário e informe-se.

Importante:

A grande maioria das pulgas e carrapatos não estão no cão, e sim no ambiente onde ele vive: na caminha ou casinha, em tapetes, gramados, atrás de móveis, em frestas e buracos em geral. Para eliminá-los é preciso tratar o cão e o ambiente. Uma alternativa eficaz para o tratamento de ambientes é a pulverização com piretróides. A mesma pode ser feita por uma empresa especializada em desinsetização ou, se quiser fazê-la você mesmo, pode utilizar um produto como o K-Othrine (a venda em agropecuárias). Este inseticida apresenta toxicidade relativamente baixa para humanos e cães. Outras alternativas (pois algumas espécies de carrapatos podem ser resistentes aos piretróides) são os organofosforados (ex: clorpirifós) e o amitraz. Estes são mais tóxicos e exigem maior cuidado. Em todos os casos, leia a bula do produto, siga as orientações do fabricante e utilize todos os equipamentos de proteção adequados.